Por Sabor Cósmico
Andávamos pela Ilha do Cabo num final de tarde de domingo onde a intensidade do cacimbo se sentia e o nosso pôr-do-sol serviu como pano de fundo, preenchendo o final e começo da semana. De longe avistamos um novo bar de estrada, que, ao primeiro olhar, pareceu-nos convidativo. O seu letreiro anunciava o nome do espaço: Botequim Portalegre. E como estava na hora do lanche, pareceu-nos bem entrar e conhecer a sua oferta. Apercebemo-nos, desde já, que a casa é recente e ainda deve estar a ver o que resulta e não.
Defini-lo como restaurante não seria o ideal, porque a cozinha é pequeníssima, mas o seu menu contém pelo menos 14 pratos principais, alguns petiscos e até pequeno-almoço, o que é de se “estudar”.
A decoração
O Portalegre é quintal rústico e acolhedor de chão cimentado, com decoração de paletes nas paredes. Algum mobiliário, principalmente os que são feitos de madeira, revelaram-se pouco estáveis uma vez que sentamos. Há também assentos com almofadas em formato de frutas de laranja e lima, o que dá uma vivacidade no meio do preto e castanho. A iluminação é boa na parte do bar, mas do lado da mini cozinha estilo janela aberta, já não tanto. A música vária do horário e há casas de banho individuais para cada sexo.
A comida
No meio de tanta escolha para um espaço tão pequeno, escolhemos o Choquinho panado que parecia mais pipoca de tão crocante e cheiroso que estava. E para melhorar, veio com um molho de cocktail de mostarda. O segundo prato que escolhemos dividir, porque queríamos apenas abrir o apetite, foi o Bife à Portalegre, mas infelizmente não foi a nossa melhor escolha devido a textura e dureza da carne. Para finalizar, queríamos terminar com uma sobremesa, mas só tinham fruta da época. Não era a nossa preferência, porque já tínhamos provado em sumo, mas ficamos felizes em saber que havia fruta fresca disponível.
De realçar que o menu está repleto de outras escolhas; não sairá daqui com fome.
As bebidas
Pedimos água tónica e sumo natural de maracujá que estava uma delícia, mas existem mais variedades e diversos cocktails, com álcool e sem.
A reter:
A melhorar: