O Regresso em Grande do Café del Mar Restaurantes

Restaurante Café Del Mar, Ilha do Cabo, Luanda - Luanda
$$$$
 23/08/2018

10 de Maio, 2016

Depois de quase dois anos fechado, o Café del Mar na Ilha de Luanda reabriu no passado dia 8 de maio com uma imagem totalmente renovada. Este oásis africano está assim destinado a ser a principal novidade gastronómica de Luanda nos próximos tempos.

Por Lula Ahrens

As valentes calembas de 2014 destruiram o que era então um dos mais acarinhados restaurantes de Luanda, o Café del Mar. Transformando drama em oportunidade, os donos Edine e Frederico Cresco decidiram recomeçar e reconstruir o espaço do zero.

O resultado é impressionante. Todos os cantos do espaçoso restaurante estão decorados com materiais naturais, incluindo madeira robusta e pedra, exuberantes plantas verdes e iluminação suave e romântica. Os troncos e ramos das árvores, grandes e pequenos, são um tema recorrente. O restaurante conta com um belo lounge, uma ampla área de jantar, confortáveis espreguiçadeiras de praia, um pequeno parque infantil para crianças e um bar moderno. Até as casas de banho são uma delícia para os olhos, com lavatórios em madeira esculpida e grandes quadros fotográficos em preto e branco. Um lindo pequeno detalhe é que o Café del Mar tem o seu próprio jardim de ervas aromáticas.

A designer de interiores que conseguiu alcançar este resultado impressionante é Renata Machado, de Portugal. “O meu objetivo era misturar toques modernos e industriais com um tom africano para criar uma atmosfera acolhedora. ‘Terra África‘: essa frase resume tudo,” disse ao LNL durante a inauguração do Café del Mar no dia 6 de maio.

O Café del Mar abriu pela primeira vez no ano 2000. Já o Coconuts, o muito concorrido irmão mais velho do Café del Mar, tem 17 anos. Durvalino Ribeiro, gerente dos dois espaços, esteve envolvido na renovação do Café del Mar “desde o primeiro desenho.” “Os dois restaurantes eram pequeníssimos nos primeiros dias,” disse Ribeiro. “Especialmente o Café del Mar, que começou com um coqueiro e um pequeno deck de madeira. Nem sequer frigorífico tinha. Há que ter em conta que a guerra apenas terminou em 2002.”

Avançado rapidamente para os tempos actuais de 2016, o contraste não poderia ser mais notável. O esplendor do atual Café del Mar é único na Ilha, em grande parte porque seu fator de glamour é colocada em xeque pela qualidade, o bom gosto e discernimento artístico.

“Tentamos introduzir uma versão luxuosa do feel africano, de modo que os nossos clientes percebam que ainda estão em África. África está nos detalhes de madeira, nas plantas e nos tecidos naturais. O nosso mobiliário foi importado de todo o mundo. Os produtos de madeira são provenientes da África do Sul e da Indonésia, enquanto que os sofás e outros materiais vieram de Portugal e Itália,” concluiu Ribeiro.

A partilha de comida

A nova e impressionante remodelação do Café del Mar não é a usa única revolução. A cozinha do restaurante, liderada pelos chefes Octávio Neto e Marcus Telmo, também está a elevar a sua oferta gastronómica com a introdução do conceito de partilha. Isto se traduz numa grande variedade de pratos pequenos, ou tapas, que os clientes podem compartilhar. 

Durante a inauguração do restaurante o LNL teve a oportunidade de provar algumas das iguarias que estão no menu. A seleção de petiscos inclui o deliciosamente crocante choco frito como jindungo caseiro; a salada de polvo com cebola e tomate picados com coentro; o caril de frango com vegetais e alcaparras; o incrivelmente tenro prengo no pão; o saboroso hamburguer; a salada de ervas com queijo feta, nozes e bacon crocante; a deliciosa panna cotta e possivelmente a melhor tarte de maçã que já comemos em Angola.

Alguns dos principais pratos e sobremesas do Coconuts, muito queridos pela sua clientela, permanecem no menu. Exemplos disso são o peixe do dia, a picanha grelhada, e o famoso petit gateau do Coconuts.

O champagne lounge dos sonhos

Uma novidade espectacular do novo Café del Mar é o Champagne Lounge, onde os clientes poderão desfrutar de uma variedade de champanhes e outras bebidas premium sentados confortavelmente nos sofás ao seu dispor.

Esta área romântica é como uma pequena floresta dos contos de fadas com vista para a praia. Os candeeiros em forma de cordas e outros materiais naturais fazem-nos lembrar de cogumelos selvagens; as mesas baixas parecem pedras; a decoração em madeira são as árvores; as tiras de plantas nos fazem recordar do chão de uma floresta exuberante.

Voltado para a família e acessível

O Café del Mar foi concebido para ser um oásis de tranquilidade. Não terá DJs nem música ao vivo. “Já existe muita atração nocturna na Ilha,” explica Durvalino Ribeiro. “Este restaurante é descontraído e voltado para a família. As famílias sempre foram os nossos principais clientes. Visitam o Coconuts e o Café del Mar há mais de 17 anos.”

O novo espaço pretende usufruir do seu estatuto de “restaurante novidade”, mas não em detrimento dos seus clientes. “Queremos manter os preços acessíveis não obstante a crise financeira e a resultante inflação”, disse Ribeiro. “É preciso sacrificar algum lucro para podermos manter a nossa clientela fiel.”

Informações adicionais

O Café del Mar está aberto todos os dias das 10:00 às 23:00, excepto no dia de Natal e no Ano Novo. Aos domingos, está aberto das 09:00 para brunch, e para o jantar buffet até às 22:00. Aos sábados, o Café del Mar serve pratos tradicionais angolanos.

A comida é servida em todas as áreas do restaurante, incluindo a praia.

*Por favor note que o Coconuts permanecerá fechado durante os próximos meses e eventualmente entrará em obras de reabilitação que devem durar pelo menos 6 meses.

Características

  • Bom para crianças
  • Bom para grupos
  • Brunch
  • Esplanada
  • Estacionamento
  • Eventos
  • Jantar romântico
  • Local a beira-mar
  • Ocasiões especiais
  • Permitido fumar
  • Praia
  • Preferido do LNL
  • Vegetariano

Cozinhas

  • Angolana

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

Aberto agora

Horários

  • Monday 11 AM - 11 PM
  • Tuesday 11 AM - 11 PM
  • Wednesday 11 AM - 11 PM
  • Thursday 11 AM - 11 PM
  • Friday 11 AM - 11 PM
  • Saturday 11 AM - 11 PM
  • Sunday 10 AM - 10 PM
0 pessoas marcaram este sítio